sexta-feira, 22 de junho de 2012

Fobia

Você acha que tem alguma fobia?...



Resolvi falar desse tema por que eu tenho um mega, super, medo de aranhas. Não são gritinhos e pulinhos de medo, são lágrimas e falta de ar imediato quando eu vejo uma. Um dia no colégio minha amiga levou uma aranha de brinquedo, e ela não sabia desse meu medo, alias ninguém sabia, só minha melhor amiga. Estávamos em circulo quando ela jogou a aranha toda peluda no meio. Quando ela fez isso todas as meninas gritaram e eu acompanhei com o gritinho agudo, mais logo começou a falta de ar e lagrimas escorrendo dos meus olhos, minha amiga entrou em pânico e ficou implorando por desculpas.
Fobia (do Grego φόβος "medo"), em linguagem comum, é o temor ou aversão exagerada ante situações, objetos, animais ou lugares.
Sob o ponto de vista clínico, no âmbito da psicopatologia, as fobias fazem parte do espectro dos transtornos de ansiedade com a característica especial de só se manifestarem em situações particulares.
São varios os tipos de fobias:
1. Agorafobia - Medo de estar em lugares públicos concorridos, onde o indivíduo não possa retirar-se de uma forma fácil ou despercebida.
2. Fobia Social - Medo perante situações em que a pessoa possa estar exposta a observação dos outros, ser vítima de comentários ou passar perante uma situação de humilhação em público.
3. Fobia Simples - Medo circunscrito diante objectos ou situações concretas. O DSM IV divide as fobias simples em 5 tipos:
* Animais (aranhas, cobras, sapos, etc.)
Ex: Aracnofobia: medo, pavor a aranha.
* Aspectos do ambiente natural (trovoadas, terremotos, etc.)
* Sangue injecções ou feridas
* Situações (alturas, andar de avião, andar de elevador, etc.)
* Outros tipos (medo de vomitar, contrair uma doença, etc.)

FOBIAS:

 Abissofobia • Ablutofobia • Acarofobia • Acrofobia • Aerofobia • Afefobia • Afobia • Agorafobia • Agrafobia • Ailurofobia • Algofobia • Anatidaefobia • Androfobia • Anginofobia • Antropofobia • Apifobia • Aracnofobia • Automatonofobia
Belonofobia • Bifobia • Brontofobia • Calipsefobia • Catisofobia • Cinofobia • Claustrofobia • Coulrofobia • Emetofobia • Entomofobia • Ergasiofobia • Eretofobia • Erotofobia • Escotofobia • Espectrofobia • Fonofobia • Fotofobia Gefirofobia • Gerontofobia • Ginofobia • Glossofobia • Hedonofobia • Hematofobia • Herpetofobia • Heterofobia • Hexacosioihexecontahexafobia • Hidrofobia • Hipopotomonstrosesquipedaliofobia • Homofobia Ictiofobia • Lesbofobia • Malaxofobia • Misofobia • Murofobia • Nictofobia • Nosofobia • Ofidiofobia • Orientalofobia • Ornitofobia • Pantofobia • Parasquavedequatriafobia • Pedofobia • Penterofobia • Pirofobia Tafofobia • Talassofobia • Tanatofobia • Tecnofobia • Tetrafobia • Tocofobia • Tonitrofobia • Transfobia • Triscaidecafobia • Unatractifobia • Urifobia • Xenofobia • Zoofobia

Um comentário:

  1. Pois é.. tenho Coulrofobia.
    Adorei o post *--*

    Quando puder visite me??
    Tenha uma ótima semana :)

    http://diariodagrace.blogspot.com.br/2012/06/exames-da-mulher.html

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar *-*

Powered By Blogger